Busca
  • portaldiaadia_am
  • @diaadia_am
  • diaadia_am

Fábio Cardoso articula reunião para ampliar atendimento de saúde indígena em Parintins

Encontro com prefeito e DSEI busca integrar serviços e levar assistência às comunidades do Uaicurapá

31/03/2026 às 09h22 Por: Redação - Manaus (AM)
Fábio Cardoso articula reunião para ampliar atendimento de saúde indígena em Parintins Foto: Divulgação

O vereador Fábio Cardoso articulou uma reunião entre o prefeito Mateus Assayag e a coordenação do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI-Parintins) para fortalecer o atendimento de saúde às comunidades indígenas do município.

 

O encontro teve como foco a integração dos serviços e a ampliação da assistência nas sete comunidades da região do rio Uaicurapá.

 

Entre os pontos discutidos estão a oferta de atendimento em saúde mental e bucal, a intensificação de procedimentos clínicos nas comunidades e melhorias no acesso à água potável.

 

Também foi debatida a inclusão de intérpretes da língua Sateré-Mawé nas unidades de saúde, para facilitar o atendimento aos pacientes indígenas.

 

Outro encaminhamento foi a proposta de formalização de um termo de cooperação entre os órgãos, com objetivo de otimizar os serviços e ampliar o alcance das políticas públicas.

 

Segundo o vereador, a iniciativa busca garantir atendimento mais eficiente e adequado às necessidades das populações indígenas da região.