Busca
  • portaldiaadia_am
  • @diaadia_am
  • diaadia_am

Márcia Baranda propõe apoio para ampliar adesão ao Farmácia Popular em Parintins

Iniciativa busca orientar farmácias para credenciamento e ampliar acesso a medicamentos gratuitos e com desconto

06/04/2026 às 14h16 Por: Redação - Parintins (AM)
Márcia Baranda propõe apoio para ampliar adesão ao Farmácia Popular em Parintins Foto: Divulgação

A vereadora Márcia Baranda apresentou indicação à Prefeitura de Parintins para que o município ofereça orientação e apoio técnico a farmácias e drogarias interessadas em aderir ao Programa Farmácia Popular do Brasil.

 

A proposta prevê ações de capacitação e suporte por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), com o objetivo de facilitar o credenciamento de estabelecimentos locais ao programa federal, que garante medicamentos gratuitos ou com desconto à população.

 

Segundo a parlamentar, o Ministério da Saúde já informou que a adesão é voluntária e depende da iniciativa das farmácias, desde que cumpram os critérios previstos em edital. O órgão também indicou que há vagas disponíveis para credenciamento em Parintins.

 

Márcia Baranda defende que o poder público municipal atue para reduzir dificuldades enfrentadas pelos estabelecimentos, como acesso à informação e exigências técnicas do processo. “Precisamos orientar e capacitar para que as farmácias consigam se credenciar e ampliar o acesso da população aos medicamentos”, afirmou.

 

A proposta considera que a medida tem baixo custo para o município e pode gerar impacto direto na saúde pública, especialmente para pacientes que dependem de medicamentos contínuos.