Busca
  • portaldiaadia_am
  • @diaadia_am
  • diaadia_am

Parintins celebra 173 anos com inaugurações e avanços para a cidade e a zona rural

Esse será o primeiro aniversário comandado pelo prefeito Mateus Assayag e a vice-prefeita Vanessa Gonçalves

10/10/2025 às 10h06 Por:
Parintins celebra 173 anos com inaugurações e avanços para a cidade e a zona rural Foto: Yuri Pinheiro

Inicia nesta sexta-feira (10) a programação oficial para celebrar 173 anos de Parintins, município polo do Baixo Amazonas e conhecido mundialmente pela cultura e arte do seu povo. As comemorações, conduzidas pelo prefeito Mateus Assayag e a vice-prefeita Vanessa Gonçalves, serão marcadas por inaugurações e entregas que representam importantes conquistas nas áreas de educação, cultura, saúde e saneamento básico.

 

A programação inicia nesta sexta-feira, 10, às 15h, com a inauguração do poço e do castelo d’água na comunidade Nova Canaã, obra que reforça o compromisso da Prefeitura de Parintins em garantir água potável e qualidade de vida às famílias da zona rural.

 

Desde que o prefeito Mateus Assayag assumiu a gestão, Parintins se tornou um verdadeiro canteiro e obras, com investimentos que chegam a todas as comunidades, tanto na cidade quanto no interior. Nesta semana, o município celebra mais uma etapa desse trabalho, entregando escolas, unidades de saúde e espaços culturais que fortalecem o desenvolvimento humano e social da ilha.

 

Segundo o prefeito Mateus Assayag, este é um momento de celebrar com gratidão e olhar para o futuro da cidade.  “Parintins completa 173 anos, mas esse aniversário é, acima de tudo, um momento de celebrar conquistas. Estamos inaugurando obras que transformam a vida das pessoas, escolas, unidades de saúde, castelos d’água, espaços culturais, em cada canto da cidade e da zona rural. Hoje começamos pela Nova Canaã, com a entrega do castelo d’água, símbolo de um governo que leva dignidade e esperança para as comunidades”, disse.

 

Programação Oficial – Semana de Aniversário de Parintins (173 anos)

10/10/25 – Sexta-feira
15h – Inauguração do poço e castelo d’água – Comunidade Nova Canaã

 

11/10/25 – Sábado
15h – Inauguração da Escola Santana Miriti
17h – Inauguração da Cidade da Criança – Vila Amazônia

 

12/10/25 – Domingo
6h – Corrida Ciclística
17h – Corrida Pedestre
17h – Festa das Crianças – Pichita Cohen

 

13/10/25 – Segunda-feira
10h – Coletiva de Balanço do Governo e Lançamento de Novas Obras
15h – Ordem de Serviço Escola União / Ordem de Serviço do CER IV
17h – Entrega dos Títulos Definitivos - Bairro União (Entorno Estação Cidadania) e Nova Conquista

 

14/10/25 – Terça-feira
9h – Inauguração da Escola da Comunidade Nazaré
20h – Festa do Aniversário da Cidade

 

15/10/25 – Quarta-feira
17h - Programação musical na Praça Eduardo Ribeiro
17h - Praça Marquinho Vieira
17h - Mercado Lindolfo Monteverde

 

16/10/25 – Quinta-feira
8h – Escola da Comunidade Arquinho
10h – Escola da Comunidade Ilha das Onças
12h – Escola da Comunidade Vila Nova

 

17/10/25 – Sexta-feira
11h – Inauguração do Prédio Administrativo
17h – UBS Pascoal Allágio

 

18/10/25 – Sábado
7h30 – Abertura da Copa de Jiu-jitsu
17h – Abertura do Copão Eu Amo PIN dos Bairros
19h – Inauguração da Casa da Cultura