11/03/2024
PUBLICIDADE
Foto: Reprodução
A Polícia Federal concluiu nesta quarta-feira (27) o inquérito da Operação Tupinambarana Liberta confirmou a existência de uma estrutura montada para favorecer a candidatura de Brena Dianná (União Brasil) à Prefeitura de Parintins.
Cinco agentes públicos foram indiciados por organização criminosa, corrupção eleitoral e tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito. As penas podem chegar a 20 anos de prisão.
O grupo teria usado a máquina pública e apoio de policiais militares para manipular a eleição em Parintins. As práticas incluíam compra de votos, ameaças a eleitores e monitoramento de adversários.
A investigação ainda identificou a atuação de facções criminosas para intimidar a população e restringir a campanha de outros candidatos. Houve também tentativas de obstrução ao trabalho da própria PF.
Todos os envolvidos foram exonerados de seus cargos após a operação, deflagrada em outubro de 2024, que desmontou o esquema eleitoral instalado no município.
O relatório final foi enviado ao Ministério Público Eleitoral, que analisará as provas e decidirá sobre as medidas judiciais cabíveis.
11/03/2024
PUBLICIDADE