11/03/2024
PUBLICIDADE
'Ainda Estou Aqui' é o maior sucesso do cinema nacional dos últimos anos - Foto: Divulgação
O cinema brasileiro estará representado em duas categorias de uma das principais premiações do cinema internacional. O longa “Ainda Estou Aqui” foi indicado a Melhor Filme em Língua Estrangeira no Globo de Ouro nesta segunda-feira (09). A protagonista do filme, Fernanda Torres, também foi indicada a melhor atriz em filme de drama.
A indicação se deu pela Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood e é vista como um termômetro para o Oscar. Na categoria de melhor filme estrangeiro, a produção brasileira dirigida por Walter Salles tem como um de seus maiores rivais o filme francês Emilia Perez, estrelado por Karla Sofía Gascón - indicada a melhor atriz em filme de comédia ou musical. Os outros adversários são:
Tudo Que Imaginamos Como Luz
The Girl With the Needle
The Seed of the Sacred Fig
Vermiglio
Já Fernanda Torres enfrenta nomes que disputam com ela indicações ao Oscar, como Angelina Jolie, por ‘Maria’, e Nicole Kidman, por ‘Babygirl’. As outras indicadas são:
Pamela Anderson, “The Last Showgirl”
Tilda Swinton, “O quarto ao lado”
Kate Winslet, “Lee”
Dentro do universo das premiações, o filme estreou no 81º Festival de Cinema de Veneza, mas também já alcançou a incrível marca de 2 milhões de espectadores nas salas de exibições brasileiras. Ele narra a história de Eunice Paiva (Fernanda Torres) na luta para provar que o marido, Rubens Paiva (Selton Mello), foi vítima das torturas provocadas durante a Ditadura Militar Brasileira. O longa é baseado no livro de Marcelo Rubens Paiva.
Ainda Estou Aqui é o quarto filme do diretor Walter Salles indicado a Melhor Filme em Língua Estrangeira no Globo de Ouro e pode ser sua segunda vitória: em 1999, quando a categoria ainda era chamada de Melhor Filme Estrangeiro, ele ganhou o prêmio por Central do Brasil. O momento também é de retorno na carreira do cineasta, que volta à direção de longas-metragens após 12 anos. Premiado com a Osella de Ouro de Melhor Roteiro, para Murilo Hauser e Heitor Lorega, Ainda Estou Aqui é um dos maiores sucessos do cinema nacional e ganha força, com a indicação, para a premiação do Oscar.
11/03/2024
PUBLICIDADE