11/03/2024
PUBLICIDADE
Foto: Divulgação
O vereador Fábio Cardoso (Podemos) apresentou, nesta terça-feira (10), um projeto de lei na Câmara Municipal de Parintins que propõe a priorização e maior agilidade no atendimento a mulheres que passam pelo climatério e pela menopausa.
A proposta estabelece diretrizes para que essas fases naturais da vida feminina recebam atenção especializada dentro dos programas de saúde já existentes no município.
Segundo o parlamentar, a iniciativa busca dar visibilidade a um problema que muitas vezes passa despercebido e garantir atendimento mais digno e humanizado às mulheres.
O projeto prevê medidas administrativas para melhorar o acesso aos serviços, sem gerar novos custos ao município.
Entre as diretrizes estão a prioridade na marcação de consultas e exames especializados, redução do tempo de espera entre diagnóstico e tratamento, além de incentivo ao atendimento humanizado por parte dos profissionais de saúde.
A proposta também prevê maior integração entre as unidades básicas de saúde e os serviços de assistência social, facilitando o encaminhamento e o acompanhamento das pacientes.
Na justificativa do projeto, Fábio Cardoso destacou que muitas mulheres enfrentam dificuldades durante essa fase da vida e precisam de atenção adequada do poder público.
“Estamos falando de mulheres que sustentam suas famílias e contribuem para o desenvolvimento da cidade. Elas precisam de acolhimento e atendimento especializado nesse período”, afirmou.
O texto também sugere a realização de ações informativas para orientar as mulheres sobre os direitos e sobre os serviços disponíveis na rede municipal de saúde.
11/03/2024
PUBLICIDADE