11/03/2024
PUBLICIDADE
Foto: Divulgação
O uso da internet é algo cada vez mais comum no Brasil. Com smartphones, tablets e computadores mais sofisticados, para muitos parece simples estar conectado ao mundo digital. Mas, para 20,5 milhões de brasileiros esta é uma realidade ainda distante, segundo apontou o IBGE em pesquisa divulgada este ano.
Muito além do uso recreativo e das redes sociais, a internet tem o poder de abrir portas e transformar vidas, ampliando o acesso principalmente a educação, por meio de estudo à distância, especializações e contato com oportunidades profissionais.
Foi o que aconteceu com a professora Girgliane Abreu moradora da Comunidade Santa Amélia e professora da única escola local, que fica às margens do Rio Purus, no Amazonas. O local fica a duas horas de voadeira da cidade de Boca do Acre (AM). Ela da aula para alunos do 1º ao 5º e desde que a escola passou a ter acesso à internet da Starlink, a rotina mudou completamente. Professores podem acessar materiais pedagógicos online, os alunos participam de atividades educativas com conteúdo digital e as famílias agora conseguem se comunicar e resolver tarefas cotidianas.
“Costumo brincar que antes da internet a gente não vivia, a gente passava o tempo. Há pouco tempo nós tentávamos várias alternativas complicadas de conseguir sinal, que era sempre instável e sem segurança. A Starlink mudou a vida de quem mora no interior e em áreas onde não há outras maneiras de se conectar. Hoje, podemos fazer faculdade sem sair da comunidade. A internet trouxe oportunidade, educação e dignidade”, afirma.
Além do acesso a internet de qualidade na escola, Girgliane agora também está conectada à internet em casa, o que possibilitou a conclusão de dois cursos de pós-graduação e mais qualidade de vida. “Na comunidade, os jovens estão conseguindo fazer faculdade sem precisar ir para a cidade, além de conseguir resolver questões cotidianas, como transações bancárias, com muito mais praticidade. Isso mudou a vida do cidadão rural, afirma. O exemplo da Comunidade Santa Amélia mostra como a conectividade via satélite pode reduzir desigualdades no Brasil e promover inclusão digital em regiões de difícil acesso.
11/03/2024
PUBLICIDADE