11/03/2024
PUBLICIDADE
Foto: Divulgação
Da Redação
Manaus/AM - Quando se fala em boi-bumbá, automaticamente a gente pensa em alguns nomes como: Arlindo Jr, Klinger Araújo, David Assayag, Israel Paulain, Paulinho Faria, Sebastião Jr, Canto da Mata, Zezinho Corrêa. Mas o boi-bumbá vai muito além desses nomes consagrados, principalmente na nova geração.
Por definição, o boi-bumbá é formado por ritmo único e chamado de toada, um estilo de cantiga simples e regional, formada por estrofes e rimas. Na apresentação teatral o boi é o protagonista, mas também estão presentes o Amo do Boi, o Apresentador, o Vaqueiro, Pai Francisco, Mãe Catirina, o Levantador de Toadas, Sinhazinha da Fazenda, Cunhã-Poranga, Porta-Estandarte, Rainha do Folclore, Tribos Indígenas, Pajé, a Galera e muito mais.
A cada ano o Festival vem crescendo, por isso, o boi-bumbá nunca sai de moda: a toada se reinventa, novos artistas surgem, novas apresentações vão sendo criadas, a cultura popular ganha força a cada ano. Como diria o compositor Adriano Aguiar, “quando a toada toca o mundo para de girar, o relógio não existe e a tristeza desistiu”.
Pensando nisso, resolvemos mostrar a nova geração do Boi-bumbá, para você saber quais são os novos Levantadores de Toadas que estão movimentando o cenário bovino.
Nascido em Juriti município do Pará, Patrick Araújo, se revela como promessa musical para o ritmo do boi-bumbá. O jovem talento cresceu numa família de músicos e sempre sonhou em ser cantor, tendo como referências vários talentos regionais e nacionais. Começou a cantar desde criança e viu que o sonho poderia ser uma realidade, foi levantador de toadas oficial do Boi Corre-Campo de Nova Olinda, participou de diversos festivais é Produtor Musical e Compositor.
Patrick revelou sobre o primeiro contato dele com o boi-bumbá foi com o boi azul e branco o Caprichoso, ano de 2016, tocando bateria na Banda Oficial do Bumbá e no mês de Janeiro de 2017 ele cantou pela primeira vez no boi azul. Aos 17 anos de idade assistiu o Festival Folclórico de Parintins ao vivo.
“Estou muito feliz e dedicado em representar a voz do Boi-Caprichoso e de fazer parte dessa nova geração bovina. Quando eu fui escolhido como item oficial eu fiquei muito emocionado e estou aproveitando cada momento e quero deixar um recado para nação azulada estou focado para entregar o meu melhor no Festival Folclórico de Parintins e deixarei um novo legado para as próximas gerações” comentou Patrick.
Araújo, fez uma revelação disse que está aplicado em sua carreira musical, com diversos projetos e disse que estar no palco é uma renovação para ele.
Cantores da nova geração do Boi-Bumbá que você precisa conhecer:
Arlindo Neto, Alciro Neto, Klinger Jr, Grupo Curumins da Baixa, A Toada, Gabriel Tavares, Diego Brelaz, Paula Gomes e Kboclos.
*Com informações da assessoria
11/03/2024
PUBLICIDADE