Busca
  • portaldiaadia_am
  • @diaadia_am
  • diaadia_am

Parintins realiza primeiro mutirão de endoscopia e colonoscopia de 2026 no Hospital Jofre Cohen

Primeira ação do ano amplia acesso a exames gastrointestinais e reforça a prevenção na rede municipal de saúde

03/02/2026 às 07h29 Por:
Parintins realiza primeiro mutirão de endoscopia e colonoscopia de 2026 no Hospital Jofre Cohen Foto: Divulgação

A Prefeitura de Parintins realizou, neste fim de semana, o primeiro Mutirão de Endoscopia e Colonoscopia de 2026 no Hospital Jofre Cohen. A ação amplia o acesso da população a exames essenciais para o diagnóstico e a prevenção de doenças gastrointestinais e integra o reforço da atenção especializada no município.

 

Em 2025, a rede municipal contabilizou mais de 280 procedimentos de endoscopia. Neste início de ano, o mutirão consolida a oferta também da colonoscopia, ampliando o leque de exames disponíveis na rede pública local.

 

O gastroenterologista Otávio Mendes Filho explicou que o calendário mensal de procedimentos foi retomado. Segundo ele, os exames são fundamentais para o rastreio e diagnóstico precoce de lesões e tumores no estômago e no intestino.

 

Pacientes atendidos relataram agilidade no acesso. Janaína Carvalho afirmou que conseguiu realizar o exame em menos de um mês após o encaminhamento e destacou o acolhimento da equipe durante o atendimento.

 

O secretário municipal de Saúde, Clerton Rodrigues, afirmou que o mutirão contribui para dar mais resolutividade aos serviços e fortalecer a prevenção, especialmente no combate ao câncer gastrointestinal.

 

Já o enfermeiro Raí Cardoso detalhou que o fluxo começa na Unidade Básica de Saúde, com avaliação médica no ambulatório de especialidades e, havendo indicação, encaminhamento para triagem e realização dos exames no hospital.