Busca
  • portaldiaadia_am
  • @diaadia_am
  • diaadia_am

Seas e Ufam ampliam bolsas e lançam edital para projetos de assistência social no Amazonas

Iniciativa em parceria com o MDS incentiva ações de extensão voltadas à qualificação de profissionais do Suas

05/03/2026 às 19h48 Por:
Seas e Ufam ampliam bolsas e lançam edital para projetos de assistência social no Amazonas

A Universidade Federal do Amazonas (Ufam), em parceria com a Secretaria de Estado da Assistência Social e Combate à Fome (Seas) e o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), lançou nesta quinta-feira (5) o Edital nº 003/2026 do Programa Institucional de Bolsas de Extensão (PIBEX), com ampliação no número de bolsas.

 

A iniciativa busca fortalecer a política de educação permanente do Sistema Único de Assistência Social (Suas) no Amazonas, estimulando projetos de extensão voltados à qualificação de profissionais que atuam na área da assistência social.

 

As inscrições começam nesta sexta-feira (6) e seguem até 16 de março, às 23h59 (horário de Manaus). Podem participar propostas nas áreas de Serviço Social, Psicologia, Pedagogia, Direito, Administração e Gestão Pública, Economia, Ciências Contábeis, além de cursos da área da saúde, como Enfermagem, Medicina, Nutrição e Terapia Ocupacional, entre outros campos ligados às Ciências Sociais.

 

O valor da bolsa para os participantes selecionados será de R$ 700. O edital completo e as orientações para inscrição estão disponíveis no site da Ufam.

 

A retificação do edital também criou uma cota adicional de bolsas para propostas alinhadas à Política Nacional de Educação Permanente do Suas. Para concorrer nessa modalidade, os projetos devem indicar, já na introdução, a relação com a política pública. Mesmo com a prioridade, todas as propostas seguirão os mesmos critérios de avaliação e classificação previstos no edital.