Busca
  • portaldiaadia_am
  • @diaadia_am
  • diaadia_am

Equipe do PrevFogo chega a Parintins para intensificar o combate aos incêndios nas florestas

A Sedema recebeu informações de novos focos de incêndios na região do Muritiba

14/11/2023 às 20h00 Por:
Equipe do PrevFogo chega a Parintins para intensificar o combate aos incêndios nas florestas Foto: Peta Cid

Da Redação

Parintins (AM) - Parintins ganhou um reforço no combate aos incêndios florestais e queimadas nesta terça-feira (14) com a chegada de duas viaturas e dez brigadistas do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo), do Ibama.

 

Os servidores foram designados para a missão Parintins, por meio do superintendente do Ibama, Joel  Araújo, atendendo a um pedido da Prefeitura de Parintins por meio da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Sedema).

 

O prefeito Bi Garcia autorizou toda a logística, transporte, alimentação e estadia da brigada que a partir deste desta quarta-feira, dia 15, já estará na Vila Amazônia. A Sedema recebeu informações de novos focos de incêndios na região do Muritiba.

 

A secretária da Sedema, Socorrinha Carvalho, recepcionou os brigadistas no Centro Multifuncional Casa do Produtor, na tarde desta terça-feira. Ela destacou a parceria do superintendente do Ibama Joel Araújo, que não mediu esforços para enviar o reforço a Parintins, neste momento considerado atípico de queimadas florestais.

 

Socorrinha também ressaltou a parceria do IPAAM por meio do trabalho da coordenadora Fabiana Campelo e o empenho do Corpo de Bombeiros no combate aos incêndios. A ação em conjunto de todos os órgãos visa combater o alto índice  de incêndios registrados na região. 
Somente no último final de semana o Corpo de Bombeiros contabilizou sete focos de incêndios nas áreas urbana e suburbana, segundo informações do subcomandante, 1º tenente Geandro Oliveira. Na zona rural todos os dias chegam denúncias de novos focos.

 

O chefe da Brigada do PrevFogo, Eliab Silva, disse que o grupo vai cumprir a missão de combater os incêndios e espera poder contribuir para redução dos focos. Ele ressalta que o PrevFogo atua na política de prevenção e combate aos incêndios florestais, mas também em atividades relacionadas com campanhas educativas, treinamento e capacitação. 
A secretária Socorrinha Carvalho, informou que ao final da missão, o grupo atuará na capacitação de brigadistas para a formação da brigada municipal.