Busca
  • portaldiaadia_am
  • @diaadia_am
  • diaadia_am

Governo do Amazonas e Prefeitura de Manaus divulgam calendário de Matrículas 2024

Para o próximo ano letivo serão ofertadas mais de 272 mil vagas para novos alunos, sendo 201,8 mil na rede estadual e 70,2 mil na municipal de Manaus

14/12/2023 às 13h51 Por:
Governo do Amazonas e Prefeitura de Manaus divulgam calendário de Matrículas 2024 Foto: Divulgação

Da Redação

Manaus (AM) - Mais de 850,8 mil vagas serão disponibilizadas nas redes públicas de ensino do Amazonas, para o ano letivo de 2024. Destas, 272 mil serão para novos alunos, das quais 201,8 mil são para a rede estadual e 70,2 mil para a rede municipal de Manaus. Os dados foram apresentados, na manhã desta quinta-feira (14/12), quando o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, e a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), juntamente com a empresa de Processamento de Dados Amazonas S. A (Prodam), divulgaram o calendário de matrículas 2024.

 

O calendário inclui os processos de rematrículas automáticas, reordenamentos, transferências, matrícula de novos alunos e atendimento a retardatários.

 

As rematrículas automáticas já iniciam no próximo dia 18 de dezembro e seguirão até o dia 4 de janeiro de 2024, com um processo realizado pelas próprias escolas. Em seguida, ocorrerá o encaminhamento do reordenamento (de todos os ensinos), no dia 5 de janeiro. Pais ou responsáveis terão que confirmar o reordenamento nos dias 8 e 9 de janeiro, nas novas escolas dos alunos.

 

O reordenamento é destinado aos discentes cuja escola atual não oferece continuidade de ensino. Esse processo já está em curso, por meio da Gerência de Pesquisa e Estatística (Gepes), da Secretaria de Estado de Educação, e Gerência de Matrículas da Semed-Manaus.

 

O próximo passo é referente à transferência e matrícula de alunos com deficiência, que têm prioridade de atendimento, baseada na Lei 13.146 - Estatuto da Pessoa com Deficiência, que acontece nos dias 10 e 11 de janeiro. Após as prioridades, as transferências seguem com os demais estudantes que já são da rede pública do Amazonas, no período de 12 a 16 de janeiro. Esse procedimento poderá ser feito on-line, por meio do site das matrículas (https://matriculas.am.gov.br), ou presencial nas mais de 1,1 mil escolas da rede estadual e da rede municipal de Manaus.

 

Ampliação de Vagas

A secretária de Estado de Educação e Desporto Escolar, Kuka Chaves, anunciou a ampliação de vagas para a educação de tempo integral para o ano letivo de 2024.

 

“O governador Wilson Lima, em conjunto com o Governo Federal, tem realizado a expansão da oferta de vagas para essa modalidade (tempo integral) até 2027, porém com uma prioridade inicial que, em 2024, a Secretaria de Educação disponibilize 5 mil vagas a mais para 11 escolas que se tornarão de tempo integral na capital e no interior, no próximo ano letivo”, pontuou a secretária de Estado de Educação e Desporto Escolar, Kuka Chaves.

 

Novos alunos

O processo de matrícula para novos alunos e o processo de transferência, tanto da rede estadual, quanto da municipal, também poderão ser realizados de forma on-line pelo https://matriculas.am.gov.br, onde deverá ser feito um cadastro prévio; ou presencial, nas escolas públicas.

 

Entre 10 e 11 de janeiro, serão realizados os atendimentos para alunos com deficiência (de todos os ensinos). E de 17 a 19 de janeiro, todos os demais alunos novatos.

 

Vagas

Para o ano letivo 2024, a rede estadual de ensino ofertará 558.273 vagas, tanto na capital, quanto no interior. A estimativa é de que 356,4 mil sejam de rematrículas e reordenamentos, e 201,8 mil de estudantes novatos.

 

E na rede municipal da capital, a Semed rematriculará 222.316 discentes e ofertará 70.248 novas, podendo chegar a 292.564 estudantes matriculados.

 

Durante a coletiva, a secretária de educação da Semed, professora Dulce Almeida, falou sobre as novas vagas na rede municipal e destacou as das creches municipais.

 

“Para o ano letivo de 2024, a Semed terá a capacidade para atender mais de 70 mil alunos, desse total mais de 2 mil serão para atendimento nas nossas creches. Para o próximo ano, vamos inaugurar ainda mais quatro creches e com isso aumentar a nossa capacidade de atendimento de crianças de 1 a 3 anos de idade, em que mais famílias vão poder modificar a vida financeira, já que poderão trabalhar despreocupados, sabendo que os filhos estarão resguardados”, informou Dulce.

 

Canais de atendimento

A Secretaria de Educação disponibiliza, em caso de dúvidas, os seguintes canais de comunicação: Telefone: 0800 092 5050; WhatsApp: 800 092 5050 e o e-mail: [email protected]. Na Semed, os canais de atendimento são os e-mails [email protected].gov.br e [email protected].br.