11/03/2024
PUBLICIDADE
Foto: Divulgação
Da Redação
Manaus (AM) - Cirurgiões-dentistas, auxiliares e técnicos de saúde bucal da Prefeitura de Manausparticiparam de uma série de palestras, cursos e exposições de banners, como parte da 11ª Semana Municipal de Saúde Bucal, na manhã e tarde desta terça-feira, 30/10. A programação foi promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) como parte das comemorações pelo Dia do Cirurgião-Dentista e pelo Dia Nacional da Saúde Bucal, ambos celebrados no dia 25 de outubro.
Realizada nos auditórios Senador João Bosco Ramos de Lima e Deputado Belarmino Lins, da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), na zona Centro-Sul da capital, a programação teve como tema “Tecnologia e inovação na produção do cuidado nas práticas em saúde bucal: uma realidade no município de Manaus”. Além das palestras, cursos e banners, houve ainda homenagens aos profissionais de saúde bucal e apresentação de experiências exitosas desenvolvidas nas unidades da rede municipal de atenção básica.
A gerente de Saúde Bucal da Semsa, Cláudia Carvalho, pontuou que a secretaria realiza a atividade há 11 anos, com a proposta de promover a qualificação profissional e também a integração entre os servidores. Nesse sentido, ela acrescenta, o evento deste ano integrou não apenas os profissionais cirurgiões-dentistas, como ainda técnicos e auxiliares de saúde bucal que atuam na rede municipal.
“Realizamos o evento para reencontrar os colegas e ofertar cursos para capacitação e atualização dos profissionais. Todos os anos fazíamos o evento somente em referência ao Dia do Dentista, e nesse ano fizemos questão de trazer também os auxiliares e técnicos de saúde bucal”, relatou a gerente.
Conforme a odontopediatra do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) do Distrito de Saúde Norte, Silvane Evangelista, os encontros anuais permitem a troca de experiências entre os profissionais da área de saúde bucal do município.
“É um momento único em que podemos reencontrar colegas e compartilhar vivências. E ainda tem capacitação, por meio das palestras, que são importantíssimas como educação permanente”, afirmou.
A técnica de saúde bucal, Rosália Pereira, relatou que a integração de técnicos e auxiliares no evento contribui para a valorização de todos os profissionais que atuam no segmento na atenção primária.
“É de suma importância a participação dos auxiliares e técnicos de saúde bucal, pois esse é um trabalho realizado em equipe, a quatro mãos. A valorização dos auxiliares é importante para que haja uma comunhão e para que seja desenvolvido um trabalho de excelência”, pontuou a técnica.
11/03/2024
PUBLICIDADE