11/03/2024
PUBLICIDADE
Foto: Divulgação
A Prefeitura de Parintins iniciou uma nova etapa de monitoramento em pontos estratégicos da cidade para reforçar o combate às arboviroses, como dengue, zika e chikungunya.
A ação é coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde de Parintins (Semsa), por meio da Vigilância em Saúde e da Gerência de Endemias, com visitas regulares a locais considerados de maior risco para proliferação do mosquito Aedes aegypti.
Entre os pontos monitorados estão o Cemitério São José, o Bumbódromo de Parintins, além de galpões, sucatarias, marinas e oficinas mecânicas.
Segundo a coordenadora da Vigilância em Saúde, Elaine Pires, a ação tem caráter preventivo. “O município apresenta cenário estável, mas seguimos em vigilância ativa para evitar o aumento de casos”, afirmou.
De acordo com o gerente de Endemias, Josafá Santos, as visitas seguem um cronograma contínuo e incluem coleta de amostras para análise.
“Estamos atualizando os pontos cadastrados e reforçando o monitoramento para reduzir os riscos de proliferação do mosquito”, explicou.
A iniciativa busca ampliar a cobertura das ações de controle e manter o município fora de surtos das doenças transmitidas pelo vetor.
11/03/2024
PUBLICIDADE