Busca
  • portaldiaadia_am
  • @diaadia_am
  • diaadia_am

UBS do Macurani realiza primeira consulta por Telessaúde em Parintins

Serviço permite acesso a especialistas sem sair do município e será ampliado para outras unidades da rede

17/03/2026 às 07h40 Por: Redação - Parintins (AM)
UBS do Macurani realiza primeira consulta por Telessaúde em Parintins Foto: Divulgação

A Unidade Básica de Saúde (UBS) do Macurani, em Parintins, realizou a primeira consulta por meio do sistema de Telessaúde no município. A iniciativa integra a estratégia da Prefeitura de Parintins de expandir o serviço para toda a rede básica, incluindo a zona rural.

 

O atendimento foi viabilizado com a implantação de um dos dez kits de Telessaúde enviados ao município pelo Ministério da Saúde, dentro do programa Novo PAC.

 

A proposta é facilitar o acesso da população a médicos especialistas sem a necessidade de deslocamento para a capital. As consultas são realizadas em parceria com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e a Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

 

Segundo o diretor de Telessaúde do município, Rafael Prado, o sistema permite que o próprio profissional da UBS solicite o atendimento especializado, tornando o processo mais rápido.

 

“Isso descentraliza os atendimentos e permite que muitos casos sejam resolvidos na própria unidade, reduzindo a necessidade de encaminhamento para Manaus”, afirmou.

 

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Clerton Rodrigues, a implantação do serviço representa um avanço na modernização da rede de saúde.

 

“Estamos ampliando o acesso à tecnologia e garantindo atendimento mais ágil para a população, sem a necessidade de deslocamentos longos”, destacou.

 

A expansão do Telessaúde já está prevista para outras unidades e comunidades, como Aldrin Verçosa, Mãe Palmira, Pascoal Alaggio, além das regiões do Maranhão, São Tomé, Tracajá, Mocambo e Caburi.